terça-feira, 14 de abril de 2015

Torre de Babel - Gênesis 11:1-9


Nome hebraico que mantém o significado de “Porta de Deus”, mas, cujo significado passou a ser “confusão”, visto que é ligada à palavra Baal, artificialmente traduzida por misturar ou confundir.
Os descendentes de Noé tencionavam construir uma torre que pudessem chegar ao céu, feita em Shinar, ou Shenear (Senear). pela extrema ousadia, foram impedidos por Deus, que lhe confundiu a linguagem de tal maneira que imediatamente se estabeleceu uma grande confusão, porque não podiam entender uns aos outros, já que passaram a falar línguas diferentes.
Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma.
E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram.
Disseram uns aos outros: Eia, pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa.
Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.

Nenhum comentário: