Bíblia

A Bíblia é o livro que, em centenas de línguas, aprendeu a falar ao coração do homem. Ela entra no palácio para falar ao monarca, e na cabana para afirmar ao camponês que ele é o filho de Deus. A Bíblia tem uma palavra de paz para os dias de perigo. Uma palavra de conforto para as calamidades, de luz nas horas de grandes trevas.
A Bíblia é uma coleção de escritos considerados pela Igreja cristã como inspirados por Deus. O Termo “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “livros”. Embora reúna vários livros, é considerada como um único livro. A sua constituição é denominada Cânon. Composta de 66 livros, 1.189 Capítulos, centenas de milhares de palavras e se divide em duas partes: Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros). O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, com exceção de alguns trechos escritos em Aramaico.
No começo da criação do mundo, Deus disse: “Faça-se a luz”, e a luz se fez (Gn 1:3). E essa luz projetou a natureza, revelação de Deus, Palavra de Deus (Sl 19:1). O homem veio antes da Bíblia, depois da natureza, o homem, data a sua consciência (Rm 2:15), é a segunda Bíblia. A Bíblia que possuímos arquivo de uma pequena parte da palavra sagrada tem suas origens em um longo passado.
O célebre código de Hamurábi derrama-se no Pentateuco. Muitas leis e preceitos dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento são cópias daquele precioso monumento. Paulo escreve no II Tm 3:16 e 17 que: “Toda a escritura, inspirada por Deus, é útil”. Perguntemos: “Qual é o critério da inspiração?”. Uma palavra que oriente, um conselho construtivo, uma palavra que faz bem a mente e ao coração, tudo quando se faz que concorra para o bem, é inspirado por Deus.
Jesus Cristo veio para interpretar parte do Antigo Testamento. Ele afirma que veio cumprir (Mt 5:17). Porém não somente cumprir, mas melhor, modificar, substituir certas ideias e conceitos enunciados por outros. Ele colocava essas ideias à luz da sua consciência e as modificava. Disse ele muitas vezes: “Ouvistes o que foi dito pelos antigos? Porém eu vos digo...” (Mt 5:21,28,32,34,39,44).
Para o cristão, o Novo Testamento, “que foi escrito em grego”, é o resumo do Antigo Testamento. O Novo Testamento está resumido nos Evangelhos, os Evangelhos estão nas palavras de Jesus; as palavras de Jesus são Jesus. Disse ele: “Pregai o Evangelho” (Mc 16:15) referindo-se ao anúncio de Sua pessoa, pois Ele - Jesus, é o Evangelho.

Nenhum comentário: